Estilo de vida após o câncer de rim

por Oncocentro Curitiba

Quando o tratamento terminar, os médicos irão acompanhá-lo de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento.

Nestas consultas o médico sempre o examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para acompanhamento e reestadiamento da doença.

Quase todos os tratamentos contra o câncer podem apresentar efeitos colaterais. Alguns podem durar apenas alguns dias ou semanas, mas outros podem durar mais tempo. Alguns efeitos colaterais podem até não aparecer até anos após o término do tratamento. Suas visitas ao médico são um bom momento para fazer perguntas e falar sobre quaisquer alterações ou problemas que você perceba ou preocupações que você possa apresentar.

Para todos os pacientes com câncer de rim que já terminaram o tratamento, é importante informar aos seus médicos sobre quaisquer novos sintomas ou problemas, pois eles podem ser provocados pela recidiva do câncer, por uma nova doença ou por um segundo câncer.

Em pacientes sem sinais remanescentes de câncer, muitos médicos recomendam visitas de acompanhamento e exames de imagem rotineiros.

REGISTROS MÉDICOS

Eventualmente em algum momento após o diagnóstico e tratamento do câncer de rim, você pode consultar outro médico, que desconheça totalmente seu histórico clínico. É importante que você seja capaz de informar ao novo médico os detalhes do diagnóstico e do tratamento. Verifique se você tem a seu alcance, informações como:

- Cópia do laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia.

- Cópia do relatório de alta hospitalar.

- Cópia do relatório do tratamento radioterápico.

- Cópia do relatório quimioterápico, incluindo medicamentos utilizados, doses, e tempo do tratamento.

- Exames de imagem.

O médico pode querer manter cópias dessas informações, não se esqueça de sempre manter cópias de tudo com você!

REDUZINDO O RISCO DA RECIDIVA

A maioria dos pacientes quer saber o que podem fazer para diminuir ou até mesmo evitar que a doença volte. Embora estas mudanças possam ajudar nessa prevenção, não há como garantir a sua eficácia. No entanto, pode ser interessante tomar algumas medidas que podem ajudar a reduzir esse risco.

Adotar comportamentos saudáveis, como não fumar, comer bem, ser ativo e manter um peso saudável podem ajudar, mas não se sabe com certeza se esses comportamentos por si só são suficientes. Ainda assim, sabe-se que esses tipos de mudanças podem ter efeitos positivos sobre a saúde que podem se estender além do risco do câncer de rim ou outros tipos de câncer.

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA APÓS O CÂNCER DE RIM

Você não pode mudar o fato de você ter tido câncer de rim, mas pode mudar o seu modo de vida. Faça escolhas saudáveis, sinta-se bem, reveja seus objetivos, encare a vida de uma nova forma.

ALIMENTE-SE BEM

Comer bem pode ser difícil para qualquer pessoa, mas pode ser ainda mais difícil durante e após o tratamento do câncer de rim. Tente não se preocupar com a mudança no paladar ou o possível ganho de peso devido ao tratamento.

Se o tratamento está causando variações no peso ou tem dificuldade para comer nesse período, faça o melhor que puder. Coma o que você gosta, o que conseguir e quando conseguir. Você pode determinar que nessa fase o melhor é fazer pequenas refeições a cada 2 a 3 horas até se sentir melhor. Este não é o momento para restringir sua dieta. Tenha em mente que estes problemas geralmente melhoram com o tempo. Você poderá ser encaminhado a um nutricionista que pode sugerir algumas opções sobre como combater alguns dos efeitos colaterais do tratamento.

EXERCÍCIOS, CANSAÇO E REPOUSO

A sensação de estar sempre cansado pode ser comum após o tratamento. Porém é um tipo de cansaço diferente, que não melhora após um período de descanso. É uma espécie de fadiga e uma das maneiras de reduzir essa sensação é justamente buscar se exercitar, mesmo sendo difícil. Comece aos poucos, no seu ritmo, e vá aumentando os exercícios conforme vá se sentindo com mais disposição. Converse com seu médico sobre o melhor momento para iniciar a prática de exercícios, pode também consultar com um fisioterapeuta especializado que poderá lhe orientar de maneira adequada.

Benefícios da atividade física:

- Melhora o condicionamento cardiovascular.

- Aliado a uma boa dieta, ajuda na perda de peso.

- Melhora a musculatura.

- Reduz a fadiga.

- Pode diminuir a ansiedade e depressão.

- Pode fazer com que você se sinta mais feliz e melhor consigo mesmo.

- Reduz as chances de um novo câncer.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui