por Oncocentro Curitiba

Alimentação adequada, água e exercícios físicos: uma combinação simples e que faz bem para a saúde.

E para orientar a população sobre os benefícios e incentivar a mudança de hábitos. “Além de você ter uma qualidade de vida melhor na velhice, a maioria das doenças crônicas pode ser prevenida com alimentação saudável e prática de exercício regular. E isso vale para o câncer, também. Oitenta por cento das diretrizes de prevenção ao câncer estão ligadas à alimentação”, explica Andrea Pereira, nutróloga e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.

A dieta saudável deve incluir frutas, verduras, legumes e grãos. O consumo de carne vermelha não deve ultrapassar meio quilo por semana e o ideal é balancear com peixes e ovos. A água também tem papel importantíssimo no nosso organismo. “Dois litros de água por dia devem ser ingeridos. Temos que aproveitar que nossa água não é cara. E quanto mais velha a pessoa for mais importante é o consumo de água porque os idosos tendem a desidratar mais”, orienta a nutróloga Andrea Pereira.

A prática de atividade física deve ser regular para ter o efeito preventivo. O ideal são 30 minutos por dia, 5 dias na semana. "É difícil começar, mas se as pessoas entenderem que a atividade física é como um antídoto, elas se motivam a fazer”, afirma Luciana Castelli Assmann, educadora física e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.

Para quem é sedentário, Luciana orienta começar gradualmente e inserir a atividade física na rotina. “Você pode descer um ponto de ônibus antes e caminhar um trecho até o trabalho; subir um lance de escada até o seu apartamento; deixar o carro em casa. O seu corpo vai te mostrar que é bom e no dia seguinte você fará mais. A regularidade faz o copo entender o exercício físico como mecanismo de prevenção. E esse corpo vai desenvolver um mecanismo biológico capaz de se defender de várias doenças inclusive de inibir a formação de um tumor como o câncer”.

 

Faça seu pré-agendamento aqui