Exercícios físicos podem ajudar no alívio do estresse e ansiedade
- por Oncocentro Curitiba
Estresse e ansiedade são parte normal da vida, mas os transtornos de ansiedade, que afetam 40 milhões de adultos, são as doenças psiquiátricas mais comuns nos EUA.
Os benefícios do exercício podem se estender além do alívio do estresse para melhorar a ansiedade e transtornos relacionados.
Veja a seguir como é possível manter-se saudável e controlar a ansiedade.
Para adultos recomendam pelo menos 2½ horas de atividade física de intensidade moderada (por exemplo, caminhada rápida) a cada semana, 1¼ horas de atividade de intensidade vigorosa (como corrida ou natação) ou uma combinação das duas.
Se você já tem um programa de exercícios, mantenha o bom trabalho. Se não, seguem algumas dicas para que você possa começar.
- Corra, caminhe, ande de bicicleta ou dance três a cinco vezes por semana durante 30 minutos.
- Defina pequenos objetivos diários e aponte para a consistência diária em vez de treinos perfeitos. É melhor andar todos os dias de 15 a 20 minutos do que esperar até o final de semana para uma maratona de fitness de três horas. Muitos dados científicos sugerem que a frequência é mais importante.
- Encontre formas de exercício que sejam divertidas ou agradáveis. Pessoas extrovertidas geralmente gostam de aulas e atividades em grupo. Pessoas que são mais introvertidas geralmente preferem buscas solitárias.
- Distraia-se com um iPod ou outro reprodutor de mídia portátil para baixar audiolivros, podcasts ou músicas. Muitas pessoas acham que é mais divertido se exercitar enquanto ouvem algo de que gostam.
- Recrute um “companheiro de exercício”. Geralmente, é mais fácil manter sua rotina de exercícios quando você precisa se comprometer com um amigo, parceiro ou colega.
A maioria das pessoas sedentárias precisa de cerca de quatro a oito semanas para se sentir coordenada e suficientemente em forma para que o exercício pareça mais fácil.