Existem dois tipos principais de câncer de pulmão
- por Oncocentro Curitiba
Nesta quinta-feira, vamos falar sobre os dois principais tipos de câncer de pulmão e entre outros tumores que podem atingir os pulmões.
O câncer de pulmão é o tipo mais comuns de tumores malignos que causam morte entre homens e mulheres com câncer. Em 90% dos casos diagnosticados, está associado ao consumo de derivados do tabaco. Em geral, tem origem nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos e alvéolos, e, se não tratado precocemente, pode se disseminar para outras partes do corpo.
Existem dois tipos principais de câncer de pulmão: pequenas células e não pequenas células, o mais comum, respondendo por 85% dos casos. Entre os tumores de pequenas células, destaca-se o carcinoma indiferenciado de pequenas células, que se subdivide em três subtipos: linfocitóide (oatcell, de rápido crescimento, grande capacidade de disseminação e invasão cerebral), intermediário e combinado. Já os tumores de não pequenas células são compostos de três tipos diferentes: o carcinoma epidermóide (de 25 a 30% dos casos, começam nessas células que revestem o interior das vias aéreas), o adenocarcinoma (40% dos casos, tem início nos alvéolos e crescimento lento) e o carcinoma de grandes células (10 a 15% dos casos, surge em qualquer parte do pulmão e tende a crescer e se disseminar rapidamente).
Além desses tipos, outros tumores que podem atingir os pulmões são os tumores carcinoides (menos de 5% dos casos), os carcinomas adenoides císticos, os linfomas e os sarcomas. O pulmão também pode ser acometido por metástases de cânceres originados em outros órgãos, como pâncreas, mama, rim ou pele. Nesse caso, os tumores são tratados como o câncer do local de origem.
O câncer de pulmão ocorre principalmente em pessoas mais velhas. Cerca de 2 em cada 3 pessoas com diagnóstico de câncer de pulmão têm mais de 65 anos, e menos de 2% dos casos são diagnosticados em pessoas com menos de 45 anos. A idade média no momento do diagnóstico é de 70 anos.