Falando com seus filhos sobre o Câncer de Mama.
- por Oncocentro Curitiba
Com ótimas dicas da Oncocentro Curitiba, este guia pretende contornar alguns obstáculos que podem surgir ao conversar com seus filhos sobre o seu diagnóstico:
- Use uma linguagem simples. Não tente usar termos médicos ou linguagem com a qual a criança não está familiarizada. Muitas vezes os termos podem ser assustadores ou ter mais de um significado. Comece de forma simples e na medida em que seus filhos tenham consciência sobre o câncer, seu tratamento e medicamentos, você pode esclarecer os diferentes termos associados com cada palavra ou procedimento.
- Responder os por quês? Perguntas como: "Por que isto aconteceu?" é um questionamento que a criança faz frequentemente após saber do diagnóstico da mamãe. Uma explicação básica sobre as doenças ou o que as provoca deve ser discutida e compartilhada. Assim você as ajudará s a compreender que a câncer não se "pega" e que nada do que fizeram ou disseram provocou a sua doença.
- Repetir, repetir, repetir. Crianças pequenas perguntam repetidamente porque precisam continuamente se certificar e esclarecer para si próprios o que está acontecendo e por quê. Seja o mais coerente possível em suas respostas, usando termos familiares e corriqueiros.
- Estimular e apoiar o enfrentamento da doença. Se seu filho perguntar algo que você não tenha certeza da resposta, é perfeitamente compreensível dizer: "isso é uma questão importante, mas não tenho certeza/não sei a resposta, portanto não posso explicar agora. Vamos falar sobre isso mais tarde, após eu conversar com meu médico". Certifique-se de lembrar a pergunta uma vez que você já tem a resposta.
- Falando de morte. Sempre use a palavra "morrer" e/ou "morte" quando estiver discutindo e explicando sobre o significado disso para seus filhos. As crianças podem ter um sentido distorcido do significado de "morte". Certifique-se de falar sobre as diferenças entre a morte real e a morte nos filmes ou TV. Encontrar exemplos naturais de morte e o ciclo da vida na natureza pode ajudar as crianças a entende-la como uma parte natural da vida.