Hormonioterapia e Covid-19
- por Oncocentro Curitiba
O novo Coronavírus mudou a rotina de muita gente e é importante estar atento à higienização correta das mãos, à etiqueta da tosse e ao isolamento social.
Para pacientes oncológicos, o cuidado deve ser redobrado, considerando que alguns tratamentos, muitas vezes, podem afetar o sistema imunológico e deixar o organismo mais suscetível à Covid-19.
O que não é o caso da hormonioterapia.
Coronavírus e hormônios
Para aqueles que fazem uso de hormônio contínuo, as precauções contra a Covid-19 são as mesmas para a população em geral.
Pacientes que recebem hormonioterapia, geralmente, têm baixo risco de apresentar imunossupressão, que é a queda de imunidade. Portanto, eles acabam menos vulneráveis a infecções em relação a quem recebe quimioterapia.
A Oncocentro Curitiba deixa o alerta que nem por isso o paciente deve se descuidar. As orientações de higiene das mãos e etiqueta da tosse, além do isolamento social, devem ser mantidas para esse tipo de público.
Confira algumas situações que o paciente deve evitar:
- • Aglomerações e ambientes fechados
- • O cumprimento com apertos de mão, beijos e abraços, mesmo nos médicos e outros profissionais de saúde
- • Visitas desnecessárias
- • Acompanhantes que apresentem sintomas de gripe ou suspeita de Coronavírus – é importante que seja apenas um acompanhante.