Hortelã vai além de calmante natural
- por Oncocentro Curitiba
A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjoo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Os benefícios desta planta podem ser aproveitados de diversas formas, sendo utilizada como tempero na culinária ou na forma de chás, cápsulas, extrato seco ou como óleo essencial, ótimo para massagens e aromaterapia.
Principais benefícios
As propriedades da hortelã comum são capazes de:
- • Aliviar alterações digestivas, pois esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos;
- • Facilitar a digestão e diminuir a azia, por ativar a produção de bile e melhorar a função do sistema digestivo;
- • Ajudar a aliviar a febre, principalmente quando associado com gengibre, pois estimula a circulação;
- • Combater a dor de cabeça, por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação;
- • Diminuir sintomas de estresse, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes;
- • Agir como antisséptico, capaz de dificultar o crescimento de bactérias e amebas no trato digestivo;
- • Ajudar a tratar gripes e resfriados, pois contém ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, tendo uma ação expectorante e descongestionante.
Além disso, esta planta é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, com propriedades antioxidantes e estimuladoras da imunidade.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da hortelã podem incluir alterações no ritmo intestinal, como diarreia ou prisão de ventre, ou reações de alergia, com sintomas como vermelhidão, coceira e urticária na pele.
Quem não deve usar
A hortelã deve ser evitada por pessoas com refluxo grave ou hérnia de hiato, além de grávidas, mulheres a amamentar e crianças com menos de 5 anos.