Março Azul-Marinho: Sintomas do câncer colorretal
- por Oncocentro Curitiba
Azul-marinho é a cor de identificação do mês de março como o de conscientização ao câncer colorretal. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal, também conhecido como de intestino, é um tipo de tumor com enorme ocorrência no Brasil atualmente.
Março Azul Marinho é uma campanha criada pela OMS – Organização Mundial da Saúde – para conscientizar às populações sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. Este tipo de câncer está associado ao aparelho intestinal que compreende tumores no intestino grosso, cólon, reto e ânus.
Esse tipo de câncer é um dos mais incidentes do mundo, porém é tratável e curável quando o diagnóstico é feito precocemente.
Sintomas do câncer colorretal
- Diarreia ou constipação.
- Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
- Presença de sangue nas fezes.
- Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
- Cansaço e fadiga.
- Perda de peso sem um motivo específico.
Esses tipos de cânceres muitas vezes provocam sangramento no aparelho digestivo. Esse fator deve ser bem observado porque a perda de sangue constante pode ocasionar a anemia.
Tais sintomas podem estar associados com outras doenças, como a retocolite ulcerativa, uma doença autoimune e a doença de Chron.
Portanto, sempre que sentir alguma mudança em seu corpo, procure atendimento médico.
O INCA – Instituto do Câncer, estima que foram diagnosticados 36.360 casos sendo que 17.380 em homens e 18.980 em mulheres. O câncer colorretal já fez mais de 15.000 vítimas fatais anualmente no Brasil.
Estima-se que 70% dos cânceres apareçam no reto ou no cólon direito próximo ao apêndice quando em colorretais familiares como: pais e avós que já tiveram a doença. Grande maioria dos casos afeta homens e mulheres na casa dos 50 anos.