Mitos e verdade sobre o sarcoma de partes moles

por Oncocentro Curitiba

O sarcoma de partes moles pode apresentar características diferentes de outros tipos de câncer, principalmente em relação aos fatores de risco.

Apesar de ser um câncer raro não há estatísticas oficiais no Brasil, é importante que se saiba quais são os sinais e sintomas da doença, algo que auxilia a possibilidade do diagnóstico precoce.

Confira algumas das dúvidas mais frequentes sobre o sarcoma de partes mole:

Os sarcomas podem se originar em qualquer parte do corpo.

Verdade. Os sarcomas se originam nas células mesenquimais presentes nos tecidos conectivos dos órgãos. Embora sejam muito mais prevalentes nas partes moles, como os músculos, podem aparecer na mama, no intestino, no fígado, entre outros órgãos.

O sarcoma de partes moles pode ser causado por traumatismos?

Mito. Muitos pacientes acreditam nessa relação, principalmente nos membros superiores e inferiores. Geralmente, esses traumas chamam a atenção para nódulos já existentes no corpo, mas não são a causa desses tumores. 

A hereditariedade é um fator de risco?

Verdade. Em geral, poucos casos de sarcomas são decorrentes de fatores hereditários – cerca de 5% somente. No entanto, alterações genéticas herdadas, como a Síndrome de Li-Fraumeni e a Neurofibromatose, podem ser responsáveis por elevar o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer.

Vírus podem ser responsáveis pelo surgimento de um sarcoma?

Mito. Como foi dito no item 1, os sarcomas se originam a partir de uma alteração na célula mesenquimal primitiva, espécie de célula-tronco presente em todo o organismo. A exceção é o Sarcoma de Kaposi e sua relação com o HIV, que diminui a imunidade do paciente e aumenta o risco do desenvolvimento do câncer.

A radiação pode estar relacionada a esse câncer?

Verdade. Há pesquisas que demonstram maior incidência de sarcomas de partes moles em pacientes que se submeteram à radioterapia em um tratamento anterior, nas proximidades ou na parte do corpo que recebeu a terapia. A radiação emitida por acidentes nucleares ou bombas atômicas também predispõe a população sobrevivente a maiores riscos de desenvolver um sarcoma.

A alimentação pode facilitar ou prevenir o surgimento da doença?

Mito. Diferentemente de muitos outros tipos de câncer, os sarcomas não são influenciados pela alimentação ou outros hábitos de vida do indivíduo, como o tabagismo e o sedentarismo. De qualquer modo, recomenda-se um estilo de vida saudável para a prevenção dos outros tumores.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui