Negligenciar esses sinais pode ser perigoso
- por Oncocentro Curitiba
Desconforto abdominal, cólicas frequentes, intestino constipado e gases. Esses sintomas parecem ser provenientes de algo que você comeu e não te fez bem, principalmente para quem não possui hábitos alimentares saudáveis.
Mas atenção; negligenciar esses sinais é perigoso, porque o problema intestinal pode ser um câncer.
Considerado a mais letal das doenças do intestino, o tumor pode ser facilmente prevenido. Uma alimentação saudável, rica em fibras, como legumes, frutas e verduras não podem faltar no cardápio de quem quer se ver livre da doença.
Fibra - aliada do bem
Em boa parte dos casos a doença é consequência das escolhas, especialmente quando o assunto é alimentação. O hábito de consumir muita gordura saturada e poucas fibras é um veneno. O ideal é inverter essa ordem e priorizar o que faz bem. Todo dia é preciso comer fibra, o objetivo é fazer uma limpeza do intestino. Lembrem-se que tem que mastigar a fibra, não adianta bater no liquidificador. A fibra faz um bolo fecal mais aerado e facilita para que se elimine diariamente as fezes sem grandes dificuldades.
Outros fatores de risco do câncer de intestino são o cigarro, o consumo frequente de bebidas alcoólicas, histórico de inflamação e pólipos na família e pessoas com idade superior há 50 anos. Mesmo sendo uma doença que assusta, o câncer de intestino é na maioria dos casos curável, mas precisa de diagnóstico rápido. O ideal é que todos, acima dos 40 anos, façamos o exame de busca ativa chamado de colonoscopia. Ela identifica pólipos que um dia podem se tornar um câncer.
O tratamento imediato e o apoio da família são de extrema importância para a recuperação do paciente.