Os benefícios da atividade física antes, durante e após o câncer.
- por Oncocentro Curitiba
Durante o tratamento do câncer
Os tratamentos para o câncer, na maioria das vezes, podem trazer alguns efeitos colaterais interferindo na qualidade de vida do paciente, dentre eles a fadiga, sintoma que gera uma sensação de fraqueza, falta de energia e exaustão.
Há vários anos tem se estudado os benefícios da atividade física em pacientes durante o tratamento oncológico. Comprovou-se que, os exercícios físicos aumentam a força muscular e a capacidade funcional, assim como também ajudam no controle do peso, reduzem os sintomas de fadiga, melhoram a autoestima e, acima de tudo, aumentam a qualidade de vida do paciente.
Vale destacar que, a prática de exercícios físicos em pacientes com câncer deve ser realizada a partir de indicação médica e acompanhada por profissionais específicos da área, como o fisioterapeuta.
Sugestões de atividade física - Caminhada ou bicicleta ergométrica, com acompanhamento de treinador capacitado e em contato com o médico.
Após o tratamento do câncer
Após o tratamento do câncer, alguns cuidados com a saúde deverão ser seguidos e incluem cuidados nutricionais, emocionais e físicos também. Você sabia que a prática de atividade física influencia não apenas no bem estar, mas também na preservação da saúde? Os exercícios físicos contribuem para o equilíbrio do metabolismo da pessoa reduzindo, consequentemente, o risco do surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. A atividade física torna-se importante em todas as fases da vida assim como também após o tratamento do câncer.
Mas lembre-se de pedir auxílio ao seu médico! Diga a ele que você deseja fazer alguma atividade física e que quer sua orientação. Somente o seu médico poderá lhe dizer quais são os exercícios mais indicados para o seu caso específico. Após isso, procure o acompanhamento de um profissional qualificado e competente para lhe auxiliar, o fisioterapeuta é o mais indicado para esses casos.
Sugestões de atividade física - Atividades aeróbicas, musculação, ioga, pilates e hidroginástica.
Antes do câncer: Prevenção
Um estudo publicado no jornal inglês, o British Journal of Sports Medicine mostrou que os homens que se exercitavam pelo menos 30 minutos por dia (de moderada a alta intensidade) reduziram para a metade o risco de morrer prematuramente de câncer, principalmente os tipos de câncer gastrointestinais e de pulmão.
"A inatividade física (sedentarismo) ao longo do tempo de vida de um indivíduo pode ser um fator chave no início do desenvolvimento do câncer”, observaram os autores do estudo.
Todos os médicos deveriam falar sobre a importância de pelo menos 30 minutos diários de exercícios aos seus pacientes.
A atividade física regular é extremamente importante, pois fortalece e aumenta a resistência geral do coração, as condições respiratórias e circulatórias, queima calorias e "gorduras”, mantêm os ossos e músculos em boas condições e ajuda a prevenir doenças como, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, e o próprio câncer.
Sugestões de atividade física - Todas as atividades aeróbicas e não-aeróbicas, como a musculação.