Perceba os benefícios e impactos que pequenas atitudes têm na sua mente.

por Oncocentro Curitiba

Precisando de dicas de saúde mental? O tema é recorrente, importante e pertinente para um momento em que muito se fala sobre Síndrome de Burnout, depressão, estresse, esgotamento emocional e todos os transtornos mentais que prejudicam a saúde mental.

Não se pode atribuir aos problemas ou a uma rotina extenuante toda a responsabilidade de se viver sob fadiga extrema, sem perspectiva de descanso e descarga emocional. A falta de cuidados pode acelerar esse processo e comprometer a sua saúde como um todo.

Quais ações práticas podemos adotar no nosso dia a dia para manter a saúde mental em harmonia?

Algumas ações simples e práticas podem ser aplicadas no dia a dia para cuidar da mente. Confira algumas dicas que você pode adotar na promoção da saúde mental.

- Melhore a gestão do tempo: O tempo, ou a falta dele, recebe infinitas acusações de ser o responsável pela correria do dia a dia e por dificuldades de concluir tudo o que foi planejado. Entretanto, a má gestão do tempo é a grande vilã. Antes de mais nada, organize suas horas para cumprir as demandas da vida pessoal e profissional.

- Pratique atividades físicas: Você não deve esperar que a mente esteja a ponto de explosão para entender que é preciso descarregar toda a energia canalizada. A prática de atividades físicas é importante, tanto para a saúde física, quanto para eliminar toxinas, refletir, rever alguns conceitos e prioridades.

- Conviva com as pessoas que ama: Desfrutar de um tempo ao lado das pessoas que ama, faz com que a vida tenha sentido e cor. É importante trabalhar e se desenvolver profissionalmente, mas rever amigos e familiares é fundamental para a existência humana. E lembre-se: o que vale é a qualidade desse tempo, e não necessariamente a quantidade de horas que terá disponível.

- Tenha momentos de lazer: Mesmo quem é muito focado no trabalho e se sente confortável e motivado em passar horas dedicadas a esse projeto, precisa de um momento de descanso. Viajar, sair com os amigos ou ficar em casa assistindo sua série preferida. Entenda lazer como uma pausa na rotina para respirar novos ares e recuperar as energias.

- Priorize uma boa noite de sono: Você precisa dormir quantas horas para realmente se sentir descansado? Cada um tem necessidades diferentes. Mais uma vez, a qualidade é muitas vezes mais importante que a quantidade.

- Cuide da alimentação: Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos.

A mente saudável precisa de um corpo bem cuidado. Ficar sem se alimentar pode causar fraqueza, fadiga e ainda comprometer órgãos importantes e responsáveis pela manutenção corporal e orgânica.

- Inicie sessões com terapeutas: A maioria das pessoas pensam que não precisam de terapia ou que é preciso estar com alguma doença mental para procurar um terapeuta. Esse é um equívoco comum e que precisa ser desmitificado.

É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações. Aceitar as falhas e limitações é o primeiro passo para identificar que algo pode ser melhorado.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui