Por que fazer exercícios na terceira idade?
- por Oncocentro Curitiba
A prática de atividade física na terceira idade tem muitos benefícios, como aliviar as dores da artrite, fortalecer os músculos e as articulações e evitar o aparecimento de lesões e de doenças crônicas como diabetes ou pressão alta, por exemplo.
Caminhada, natação, hidroginástica e musculação são alguns dos exercícios mais indicados para os idosos. É importante que sejam praticados pelo menos 3 vezes por semana, após liberação do médico e sob a orientação de um profissional de educação física ou de um fisioterapeuta para que o exercício seja realizado corretamente, na frequência cardíaca adequada ao condicionamento físico do idoso, e sejam prevenidas lesões.
Desta forma, os melhores exercícios para a terceira idade incluem:
Caminhada
As caminhadas, além de promoverem o convívio social, fortalecem os músculos e as articulações e melhoram o ritmo cardíaco. Durante a caminhada, é importante manter as costas e os ombros eretos e usar uns tênis confortáveis, com amortecimento, e manter sempre o mesmo ritmo, que deve ser um pouco acelerado, diferente do ritmo que caminha normalmente.
O idoso deve começar por trajetos curtos e ir aumentando a distância até fazer caminhadas, de 30 a 60 minutos, cerca de três vezes por semana. Antes e depois das caminhadas, é muito importante alongar para evitar lesões.
Musculação
A musculação também é uma excelente opção de exercício para os idosos, pois ajuda a fortalecer e aumentar a resistência dos músculos, além de melhorar a postura e aumentar a densidade óssea, tornando os ossos mais fortes e evitando o seu desgaste e as chances de fratura, que são comuns de acontecer à medida que a pessoa envelhece devido ao processo natural de destruição e diminuição da atividade das células envolvidas no processo de formação do osso.
Natação
A natação é um dos melhores exercícios para a terceira idade porque ajuda a alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, sem que ocorram lesões ou sem que se provoque um grande impacto nas articulações, o que é prejudicial nesta idade.
Andar de bicicleta
Andar de bicicleta também é uma boa opção de exercício para idosos porque ajuda a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e quadril, além de ajudar a fortalecer os músculos das pernas e abdômen.
Alongamentos
Os alongamentos, além de melhorarem a flexibilidade e a circulação sanguínea, melhoram também a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades de vida diária como arrumar a casa ou cozinhar, por exemplo.
Hidroginástica
Na hidroginástica, todos os músculos do corpo são exercitados e a água favorece o relaxamento das articulações, aliviando as dores e desenvolvendo a força e resistência do corpo. Além disso, a hidroginástica melhora o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.
Yoga
O Yoga varia exercícios de força com exercícios de equilíbrio, ajudando a melhorar a postura, a estabilidade e flexibilidade do corpo, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações. A prática do Yoga também promove o relaxamento, aumentando a sensação de bem-estar e a disposição para realizar as atividades diárias.
Pilates
O pilates ajuda a estimular a circulação sanguínea e aumenta a flexibilidade e a força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, também ajuda a melhorar a postura e a aliviar o estresse.