Dicas para evitar desperdícios de comida na quarentena
- por Oncocentro Curitiba
O Brasil descarta, por ano, quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico - basicamente, restos de alimento. É quase 50% de todo o lixo recolhido no país.
A Oncocentro Curitiba traz algumas dicas simples e práticas que você pode introduzir na sua rotina para evitar esse desperdício.
1 - Planeje o cardápio semanalmente e liste os ingredientes necessários para o preparo dos pratos. Não esqueça de verificar o que já tem em casa.
2 - Atenção aos alimentos perecíveis, que estragam mais rápido. Compre em quantidades menores e mais vezes na semana, se possível.
3 - Evite fazer compras com fome, para não pegar mais alimentos que o necessário.
4 - Dê preferência a frutas, verduras e legumes da época.
5 - Ao guardar os alimentos, coloque na frente aqueles com datas de vencimento mais próximas.
6 - Utilize os alimentos integralmente: cascas, talos, folhas.
7 - Aquele alimento que sobrou de uma refeição e ficou na geladeira pode ser consumido como está ou transformado em outra receita.
8 - Você já experimentou a folha de beterraba? Ela pode ser refogada e é rica em vitamina A. O talo, que fica ótimo num molho vinagrete, também dá uma cor linda ao prato.
9 - As sementes de abóbora podem ser torradas no forno e servidas como petisco. Fica a dica!
10 - Não precisa descascar! Alimentos como cenoura, batata, mandioquinha (batata- baroa) e chuchu podem ser assados ou cozidos com as cascas, que são ricas em fibras.