Quais atividades físicas são indicadas para mulheres?

por Oncocentro Curitiba

É importante saber que a atividade física melhora a saúde como um todo. Os benefícios vão desde a redução do risco de morte até a diminuição dos sintomas da depressão. Contribuí na autoestima da mulher, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), também faz parte do conceito de uma boa saúde.

Confira quais benefícios e vantagens de fazer atividade física regularmente para melhorar a qualidade de vida. 

- Mulheres com mais de 65 anos ficam ainda mais protegidas contra doenças cardíacas

- Reduz em até 35% o risco relativo de morte

- Alivia os sintomas da menopausa

- Melhora a qualidade de vida depois do tratamento contra câncer de mama

- Reduz o risco de câncer de cólon

- Ajuda a controlar a pressão arterial

- Colabora para diminuir os sintomas da depressão

 Veja a seguir quais atividades físicas são indicadas para mulheres em cada idade:

 - 12 a 19 anos: Nessa faixa etária, as transformações estão no auge, afinal a puberdade bombardeia o corpo com hormônios e também com energia. O indicado para essa etapa são os esportes coletivos, que incentivam a socialização que pode ser afetada pelas mudanças do corpo. Além disso, as danças, de qualquer estilo, podem incentivar o descobrimento do próprio corpo e o entendimento das mudanças que estão acontecendo, além de ajudar na autoestima.

 - 20 a 29 anos: Com a chegada da fase adulta, as mulheres começam a ter maior preocupação com o corpo. Além disso, os hormônios já estão mais estáveis e os exercícios devem atender a essas necessidades. Esta é a fase em que praticamente todas as atividades físicas são incentivadas, tais como atividades aeróbicas (corrida, pedalada e natação), esportes individuais (tênis e lutas em geral), yoga, pilates e ginástica com bebês e circuito.

 - 30 a 39 anos: Por terem menos tempo e a vida ser muito acelerada, mulheres nesta faixa de idade devem procurar atividades físicas que sejam também um hobbie, como musculação, ginástica e tênis, além de pilates e yoga. Mais do que os benefícios físicos, essas práticas são essenciais para que a autoestima dessa mulher não caia e os exercícios se tornem aliados na rotina.

 - 40 a 49 anos: Nesta fase, o organismo começa a desacelerar e fica mais difícil manter o peso e a saúde em dia, sem falar na menopausa. Caminhada, musculação e atividades ao ar livre em geral são indicadas para aumentar a autoestima e cuidar da saúde da mulher.

 - A partir dos 50: A partir desta fase, é importante evitar fazer exercícios muito pesados, já que começa a ocorrer a perda da massa muscular. Para evitar impactos e manter a qualidade de vida, são indicadas atividades na água, em geral, como natação, hidroginástica, corrida e bicicleta na água.

Portanto, o macete para se manter ativa e passar os anos com muito mais saúde é praticando o exercício correto para sua idade.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui