Quais os benefícios de manter o intestino saudável?
- por Oncocentro Curitiba
Com cerca de 100 milhões de neurônios conectados à região cerebral, diversos estudos e teses científicas apontam o órgão, que é dividido em delgado e grosso, como um dos mais importantes redutos de produção da seratonina (cerca de 80%), o neurotransmissor responsável por nossas sensações, tanto físicas, quanto emocionais.
Por isso, e até nisso, seguir uma alimentação saudável é indispensável para o funcionamento correto dessa substância no organismo.
O intestino é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes (função do intestino delgado) e pela absorção da maior parte de água (função do intestino grosso) no organismo. Em seu trabalho normalmente, os alimentos devem percorrer todo o sistema digestivo a uma velocidade metabólica ideal, para que a massa alimentar e o bolo fecal não fiquem retidos (em qualquer parte do seu trajeto) mais do que o tempo necessário. Alimentos ricos em fibras como cereais, verduras e frutas, além da muita hidratação (cerca de 2 litros de água), devem ser ingeridos diariamente
A inclusão de alimentos com probióticos, encontrado em iogurtes, leite e derivados, contribui para fortalecer o sistema imune, regular o intestino e melhorar a absorção de muitos nutrientes da alimentação, também são fundamentais. Além disso, a higiene alimentar e a higienização dos intestinos também são essenciais à prevenção e à reversão dos quadros de distúrbios emocionais e problemas mentais. A alimentação moderna, com tanto refinados, aditivados e agrotóxicos, pode estar fazendo com que os intestinos padeçam, dificultando todas as nossas inteligências.
Alimentos para seu intestino funcionar bem
- Banana: Encontrada em todas as épocas do ano, a banana faz aumentar a produção do hormônio serotonina, o que melhora o humor e a sensação de bem-estar.
- Coco: É ótimo para o bom funcionamento intestinal e, em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, por ser rica em minerais.
- Aveia: Esse cereal é fonte de fibras solúveis, que são parcialmente digeridas pelo intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade.
- Alface: A fibra mais abundante na alface é a celulose, que acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior, sendo imprescindível para quem sofre de intestino preguiçoso
- Iogurte: Rica fonte de probióticos, esse alimento utiliza o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar, eliminando o ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas.