Quais são os tipos de pólipos no cólon?
- por Oncocentro Curitiba
A maioria dos cânceres colorretais se desenvolve lentamente ao longo de vários anos.
Antes de se tornar um câncer, a doença começa com o crescimento do tecido pelo qual é formado, geralmente um pólipo não cancerígeno, no revestimento interno do cólon ou do reto. Um pólipo normalmente é benigno, mas alguns podem se transformar em câncer. A chance de isso acontecer depende do tipo de pólipo:
- Pólipos adenomatosos (Adenomas). São pólipos que podem se transformar em câncer. Por isso, os adenomas são considerados uma condição pré-cancerígena. Os 3 tipos de adenomas são tubulares, vilosos e tubulovilosos.
- Pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios. Esses pólipos são mais frequentes, mas, em geral, não são pré-cancerígenos.
- Pólipos serrilhados sésseis e adenomas serrilhados convencionais. Esses pólipos são tratados como adenomas por apresentarem maior risco de câncer colorretal.
Outros fatores que podem tornar um pólipo mais provável de conter câncer ou aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer colorretal incluem:
- Se um pólipo maior que 1 cm for encontrado.
- Se mais de 3 pólipos forem encontrados.
Outro tipo de lesão pré-cancerígena é a displasia. Displasia é uma área no revestimento do cólon ou do reto onde as células parecem anormais, mas quando analisadas sob um microscópio, trata-se de células normais que, no entanto, podem se transformar em células cancerígenas com o tempo.