Qual a diferença entre a leucemia mieloide aguda das outras leucemias?
- por Oncocentro Curitiba
A leucemia é um tipo de tumor que afeta a medula óssea, responsável pela produção das células sanguíneas, como os leucócitos, plaquetas e hemácias. As células-tronco são produzidas na medula óssea.
Em um organismo saudável, essas células passam por um processo de maturação e diferenciação para dar origem aos componentes do sangue.
Na leucemia mieloide aguda, as células-tronco mieloides, que originam as células sanguíneas (leucócitos, hemácias e plaquetas), sofrem algumas mutações genéticas. Esse processo forma os blastos, que são células que não conseguem amadurecer, e começam a se multiplicar descontroladamente, o que atrapalha o desenvolvimento das células saudáveis. Ou seja, a medula fica cheia de células doentes.
As mutações podem ser genéticas-hereditárias, quando a pessoa já nasce com elas, ou adquiridas durante a vida.
A leucemia mieloide aguda é um dos tipos mais comuns de leucemia em adultos, mas mesmo assim é bem rara: o risco médio de alguém apresentar a doença durante a vida é de aproximadamente 1%.
Veja a seguir quais são os sinais e sintomas que a leucemia mieloide aguda pode apresentar.
- Fadiga;
- Cansaço;
- Falta de ar durante atividades físicas normais;
- Tonturas ou desmaios;
- Dores de cabeça;
- Palidez.
- Sintomas relacionados à baixa de leucócitos:
- Infecções frequentes;
- Febre.
- Sintomas relacionados à baixa de plaquetas:
- Hematomas;
- Manchas vermelhas na pele (petéquias);
- Sangramentos.
Perda de apetite, de peso sem motivo aparente e aumento do baço e do fígado também são comuns em quem tem leucemia mieloide aguda.
Ter um ou mais destes sinais e sintomas não significa, necessariamente, que você desenvolveu LMA. Outras doenças também podem ocasionar os sinais e sintomas relatados. Procure o médico para investigar a causa e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Qual a diferença entre a leucemia mieloide aguda das outras leucemias?
As leucemias podem ser crônicas ou agudas, dependendo da velocidade com que a doença se torna grave e a quantidade de células doentes presentes na medula-óssea. Elas também podem ser classificadas pelos tipos de células que atingem: células linfoides ou células mieloides. Confira a seguir quais são as diferenças entre elas:
- Leucemia mieloide aguda (LMA) e Leucemia linfoide aguda (LLA): Ambas são formas agressivas de leucemia e as células doentes se multiplicam rapidamente. A LMA atinge as células mieloides, que dão origem aos leucócitos, plaquetas e hemácias, e é mais comum em adultos. Já a LLA afeta as células linfoides, células responsáveis pelo sistema imunológico, onde são produzidos os anticorpos, e é o tipo de leucemia mais comum em crianças.
- Leucemia mieloide aguda (LMA) e leucemias crônicas: Enquanto a LMA é uma forma mais agressiva da doença, as leucemias crônicas se agravam mais lentamente e exigem um acompanhamento permanente. No início, as células doentes conseguem fazer o trabalho dos glóbulos brancos saudáveis e os sinais e sintomas surgem gradativamente. Os tipos principais de leucemias crônicas são a leucemia mieloide crônica e a leucemia linfoide crônica.