Quer melhorar a qualidade de vida e bem-estar? Pratique atividade física

por Oncocentro Curitiba

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.

Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento da produção de catecolaminas, como a noradrenalina e dopamina, que são substâncias essenciais para a memória.

As atividades físicas podem ser feitas em qualquer idade, mas é importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios para avaliar o estado de saúde geral e as condições do coração. Para idosos, gestantes ou pessoas acima do peso, além da avaliação médica é recomendado acompanhamento com um educador físico.

Confira alguns dos principais benefícios das atividades físicas para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar:

- Combate o excesso de peso

- Reduz a pressão arterial

- Ajuda a controlar a glicemia

- Fortalece ossos e articulações

- Aumenta a força e a resistência muscular

- Promove a sensação de bem-estar

- Diminui o estresse

- Combate a ansiedade e a depressão

- Combate a ansiedade e a depressão

- Fortalece o sistema imunológico

- Melhora o desempenho escolar

Como começar a praticar atividades físicas

Antes de começar a praticar atividades físicas, é importante que sejam feitos exames médicos para verificar o estado geral de saúde, avaliar as articulações e o funcionamento cardíaco, principalmente no caso de a pessoa ser sedentária. Dessa forma o médico pode indicar se há algum exercício que não é indicado, a intensidade ideal para a prática de exercício e a necessidade da pessoa ser acompanhada pelo professor da academia ou fisioterapeuta, por exemplo. Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado para diminuir o risco de lesões.

O início da prática de atividade física pode ser bastante difícil para as pessoas que não estão acostumadas, por isso, é recomendado que inicialmente sejam realizados exercícios mais leves e, de preferência, ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui