Reduzindo o risco de desenvolver câncer de endométrio

por Oncocentro Curitiba

A maioria dos casos de câncer de endométrio não podem ser evitada, mas existem algumas maneiras de reduzir o risco de desenvolver a doença.

Por isso, a Oncocentro Curitiba traz algumas orientações para que possa lhe ajudar a reduzir esse risco.

• Mantenha um peso saudável e seja fisicamente ativo

Uma forma de diminuir o risco é evitar os fatores de risco. Manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas pode diminuir o risco de câncer de endométrio. As mulheres que se exercitam diariamente podem diminuir esse risco pela metade em comparação com mulheres que não praticam exercícios.

• Discuta os prós e contras da terapia hormonal com seu médico

O estrogênio para tratamento dos sintomas da menopausa está disponível em muitas formas de apresentação como pílulas, adesivos, cremes e anéis vaginais. Converse com seu médico sobre o uso de estrogênio para aliviar os sintomas da menopausa e o risco de câncer de endométrio. As progestinas podem reduzir o risco de câncer de endométrio em mulheres que fazem terapia com estrogênio, mas esta combinação aumenta o risco de câncer de mama. Caso você ainda tenha o útero e está tomando a terapia com estrogênio, discuta o assunto com seu médico.

• Faça tratamento para distúrbios do endométrio

Outra forma de diminuir o risco de câncer de endométrio é manter um tratamento adequado para as doenças pré-cancerosas do endométrio. A maioria dos casos de câncer de endométrio se desenvolve ao longo dos anos. Muitos são conhecidos e, possivelmente, se iniciam a partir da hiperplasia endometrial. Alguns casos de hiperplasia desaparecem sem tratamento, mas às vezes precisam ser tratadas com hormônios ou até mesmo com cirurgia. O tratamento com progesterona e dilatação e curetagem ou histerectomia pode impedir a hiperplasia de se tornar cancerígena. O sangramento vaginal anormal é o sintoma mais comum do câncer de endométrio, pré-cânceres e cânceres, você deve comunicar ao seu médico imediatamente, para que a causa seja identificada e, se necessário, iniciado o tratamento.

• Mulheres com câncer de cólon hereditário sem polipose

Mulheres com câncer de cólon hereditário sem polipose (síndrome de Lynch) têm um risco aumentado de câncer de endométrio. Essas mulheres podem optar pela remoção do útero (histerectomia) para prevenir o câncer de endométrio.

 

Faça seu pré-agendamento aqui