Refeições atrativas e coloridas podem estimular crianças em tratamento oncológico a comer melhor
- por Oncocentro Curitiba
Para melhorar o apetite da criança em tratamento para câncer, deve-se oferecer alimentos ricos em calorias e saborosos, como sobremesas enriquecidas com frutas e leite condensado, por exemplo. Além disso, é importante tornar as refeições atrativas e coloridas para ajudar a estimular a criança a ter vontade de comer mais.
A perda de apetite e o surgimento de feridas na boca são consequências comuns do tratamento para câncer que podem ser tratadas com cuidados especiais com a alimentação para ajudar a criança a se sentir melhor e mais forte para enfrentar esta etapa da vida.
Para melhorar o apetite, deve-se oferecer à criança alimentos ricos em calorias, que fornecem bastante energia mesmo que ela coma em pequenas quantidades. Alguns exemplos desses alimentos são:
- Carnes, peixes e ovos;
- Leite integral, iogurte e queijos;
- Vegetais enriquecidos com cremes e molhos;
- Sobremesas enriquecidas com frutas, creme e leite condensado.
No entanto, é importante evitar alimentos pouco nutritivos e que são pobres em calorias, como leite e derivados desnatados, saladas verdes e com legumes crus, sucos de fruta em pó e refrigerantes.
Para aumentar o apetite da criança deve-se aumentar a frequência das refeições, oferecer alimentos em pequenas quantidades e dar preferência aos alimentos favoritos da criança, criando um ambiente aconchegante e animado durante as refeições.
Outra dica que ajuda a melhorar o apetite é pingar gotas de limão debaixo da língua ou mastigar gelo cerca de 30 a 60 minutos antes das refeições.
O que fazer em caso de feridas na boca ou na garganta
Além da perda de apetite, é comum surgirem feridas na boca e na garganta durante o tratamento para câncer, dificultando a alimentação.
Nesses casos deve-se cozinhar bem os alimentos até que fiquem pastosos e macios ou usar o liquidificador para fazer purês, oferecendo principalmente alimentos fáceis de mastigar e engolir, como:
- Banana, mamão e abacate amassados, melancia, maçã e pera raspadas;
- Legumes em purês, como ervilhas, cenouras e abóbora;
- Purê de batatas e macarrão com molhos;
- Ovos mexidos, carnes moídas ou desfiadas;
- Mingau, cremes, pudins e gelatina.
Além disso, deve-se evitar alimentos ácidos e que irritam a boca, como abacaxi, laranja, limão, tangerina, pimenta e legumes crus. Outra dica é evitar alimentos muito quentes ou secos, como torradas e biscoitos.