Setembro Dourado: Conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil

por Oncocentro Curitiba

O mês de setembro é marcado por uma campanha importante de conscientização: o Setembro Dourado. Essa iniciativa tem como objetivo alertar a sociedade sobre o câncer infantojuvenil, promovendo o conhecimento e incentivando a detecção precoce da doença.

Vamos mergulhar profundamente na importância dessa campanha, oferecendo informações detalhadas sobre o câncer infantojuvenil, seus tipos, sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e como você pode se envolver na causa.

O Significado do Setembro Dourado

O Setembro Dourado é uma campanha mundial que utiliza a cor dourada para representar a luta contra o câncer em crianças e adolescentes. A cor dourada simboliza a força, a resiliência e a esperança das crianças que enfrentam essa doença. É um mês dedicado a aumentar a conscientização sobre o câncer infantojuvenil em todo o mundo.

Câncer Infantojuvenil: Um Desafio Silencioso

O câncer infantojuvenil é uma realidade que afeta milhares de famílias em todo o mundo, mas muitas vezes permanece subestimado. Embora seja menos comum do que o câncer em adultos, é igualmente devastador. As crianças e adolescentes diagnosticados com câncer enfrentam uma jornada desafiadora, que exige não apenas tratamentos médicos, mas também apoio emocional e psicológico.

Tipos de Câncer Infantojuvenil

Existem diversos tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes, incluindo:

  1. Leucemia: Um câncer que começa na medula óssea e afeta a produção de células sanguíneas. Os principais tipos são a leucemia linfoblástica aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA).
  2. Linfoma: Afeta o sistema linfático e pode se manifestar como linfoma de Hodgkin ou linfoma não Hodgkin.
  3. Tumores cerebrais: Podem ocorrer em diversas partes do cérebro e do sistema nervoso central, incluindo o glioma e o meduloblastoma.
  4. Neuroblastoma: Um tumor que se desenvolve nas células do sistema nervoso simpático e pode ocorrer em várias partes do corpo.

Fatores de Risco e Sintomas

Embora os fatores de risco para o câncer infantojuvenil não sejam completamente compreendidos, estudos sugerem que predisposições genéticas e exposição a agentes ambientais podem desempenhar um papel. É importante estar atento a sinais de alerta, como:

  • Febre persistente;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Dor óssea persistente;
  • Palidez;
  • Sangramento inexplicável;
  • Inchaço em partes do corpo.
  • Detecção Precoce e Tratamento

A detecção precoce é fundamental para melhorar as chances de cura no câncer infantojuvenil. Portanto, é importante que pais, cuidadores e profissionais de saúde estejam atentos aos sintomas e busquem assistência médica imediatamente em caso de suspeita.

O tratamento do câncer infantojuvenil é altamente especializado e geralmente envolve uma combinação de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, dependendo do tipo e estágio da doença. As crianças com câncer precisam de cuidados abrangentes e equipes médicas especializadas.

O Setembro Dourado é uma oportunidade para unirmos esforços na luta contra o câncer infantojuvenil. Ao compartilhar conhecimento, oferecer apoio e participar de iniciativas relacionadas a essa causa, estamos contribuindo para um mundo onde crianças e adolescentes tenham melhores chances de superar essa doença. Vamos nos unir e fazer a diferença neste mês dourado!

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui