Sinais e Sintomas do Câncer de Testículo

por Oncocentro Curitiba

A Oncocentro Curitiba esclarece sempre a seus pacientes que muitos dos sintomas de câncer de testículo são provavelmente causados por outras razões clínicas e não pelo câncer em si.

Várias condições não cancerosas, como lesão testicular ou inflamação, podem provocar sintomas muito parecidos com os do câncer de testículo. Por exemplo, a inflamação do testículo (orquite) e a inflamação do epidídimo (epididimite) podem causar inchaço e dor do testículo. E ambas também podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas.

Alguns homens não apresentam qualquer sintoma e a doença pode ser diagnosticada durante a realização de exames para outros problemas de saúde. Às vezes, a doença pode ser diagnosticada por exames de imagem feitos para diagnosticar, por exemplo, a causa da infertilidade.

Se você tiver algum desses sinais ou sintomas consulte um médico sem demora. Muitos destes sintomas são mais propensos a serem causados por outras doenças, mas se a causa for um tumor, quanto mais cedo você obter o diagnóstico e iniciar o tratamento, mais eficaz será o tratamento.

Os principais sintomas do câncer de testículo são:

Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

Crescimento ou dor na mama. Em casos raros, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada. Este sintoma ocorre porque certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.

Puberdade precoce. Alguns tumores de células de Leydig e de Sertoli podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Os tumores produtores de andrógenos não provocam quaisquer sintomas específicos em homens, mas em meninos podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pelos faciais e corporais em uma idade precoce.

Sintomas do Câncer de Testículo Avançado

Mesmo se a doença esteja disseminada para outros órgãos, muitos homens podem não apresentar sintomas de imediato. Mas, alguns homens podem ter sintomas como:

• Dor na parte inferior das costas pode ser um sinal de que o câncer se disseminou para os gânglios linfáticos no abdome.

• Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se apresentar se a doença se disseminou para os pulmões.

• Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.

• Dores de cabeça ou confusão, devido a disseminação do câncer para o cérebro.

Diagnóstico

O câncer de testículo é geralmente diagnosticado quando um homem vai ao médico devido os sintomas que está apresentando. Também pode ser diagnosticado como resultado de exames realizados para outras condições clínicas.

Histórico Clínico e Exame Físico

Durante a consulta o médico fará perguntas sobre seu histórico clínico, bem como de possíveis sintomas, para avaliar se alguma alteração possa sugerir um câncer de testículo.

Ao realizar o exame físico o médico observará possíveis sinais de um câncer de testículo, como inchaço, sensibilidade, tamanho e localização de alguma protuberância. O médico também apalpará o abdome na busca de gânglios linfáticos procurando sinais de que a doença se disseminou.

Se os sintomas ou os resultados dos exames de detecção precoce sugerirem a presença do câncer de testículo, o médico solicitará exames de laboratório e de imagem para um diagnóstico final.

Tratamento

Nos últimos anos, muitos progressos foram feitos no tratamento do câncer de testículo. As técnicas cirúrgicas foram refinadas, e os médicos têm um maior conhecimento sobre as melhores maneiras de administrar a quimioterapia e radioterapia nos diferentes tipos de câncer de testículo.

Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com a paciente as opções de tratamento. Dependendo do estágio da doença e alguns outros fatores, as principais opções de tratamento para pacientes com câncer de testículo podem incluir a cirurgia, radioterapia, quimioterapia e transplante de células tronco. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles podem ser utilizados.

Em função das opções de tratamento definidas para cada paciente, a equipe médica deverá ser formada por especialistas, como urologista, oncologista e radioterapeuta. Mas, muitos outros poderão estar envolvidos durante o tratamento, como, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de saúde.

É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada paciente.

 

Faça seu pré-agendamento aqui