Sintomas iniciais mais comuns da Esclerose Múltipla
- por Oncocentro Curitiba
Quando a pessoa tem Esclerose Múltipla, seu sistema imunológico ataca seu sistema nervoso central, afetando seu cérebro, medula espinhal e nervos ópticos. Os sintomas podem variar, e ir e vir, tornando-se algumas vezes difícil de diagnosticar.
A pessoa poderá ter um sintoma e, em seguida, meses ou anos depois ter um completamente diferente, não percebendo que os dois estão relacionados. De acordo com um estudo, as pessoas apresentaram em uma média de 7 anos entre o seu primeiro sintoma EM e seu diagnóstico.
Conhecer quais são os sintomas iniciais mais comuns da Esclerose Múltipla pode contribuir para o que o paciente seja diagnosticando e tratando mais rapidamente. Confira a seguir alguns desses sintomas iniciais abaixo:
- Problemas de Visão
Para muitas pessoas, o primeiro sintoma de esclerose múltipla está em seus olhos. Muitas vezes, Esclerose Múltipla provoca neurite óptica, uma condição que prejudica o nervo que liga o olho ao cérebro. Normalmente afeta apenas um olho, mas em casos raros envolve ambos. De acordo com o que foi mencionado podem incluir os seguintes sintomas:
- Visão embaçada
- Cores que parecem maçantes
- Dor no olho, geralmente quando o move
- Na maioria das vezes os sintomas melhoram por conta própria dentro de algumas semanas ou meses. Mas tendo esses sintomas, o melhor é consultar um médico imediatamente
Sensações estranhas
Os primeiros sintomas da Esclerose Múltipla também podem ser sensações incomuns pelo corpo, incluindo:
- Uma sensação de choque elétrico quando você move sua cabeça ou pescoço
- Entorpecimento, muitas vezes no rosto
- Formigamento
- Sensação de tensão ou inchaço;
- Comichão grave
Fadiga
Outro sintoma precoce comum da EM é o cansaço extremo. O paciente com EM pode se sentir exausto mesmo se não tiver feito nada. Pode se sentir muito cansado assim que acordar pela manhã.
Problemas relacionados ao calor
Ao se exercita, pode sentir-se cansado e fraco assim que o corpo aquece. Pode também apresentar problemas para controlar certas partes do corpo, como pé ou perna, enquanto o corpo está aquecido.
Problemas de marcha
A Esclerose Múltipla pode levar a piora na coordenação, tornando difícil caminhar. Podendo incluir os seguintes sintomas:
- Problemas para manter o equilíbrio
- Problemas para caminhar com a sua marcha habitual
Outros Sintomas dependendo de qual parte do seu sistema nervoso é afetada
- Problemas para pensar com clareza
- Depressão
- Problemas da bexiga e do intestino
- Uma sensação de que a sala está girando, uma condição chamada vertigem
- Dor