Só depende de você
- por Oncocentro Curitiba
A Oncocentro Curitiba recomenda que a paciente oncológica seja específica e direta. Você, mais do que ninguém, conhece seu corpo e sente os seus desejos.
Converse abertamente com seu parceiro, fale quando não está afim e o que te incomoda.
Falar sobre sexo pode ser algo novo para você, mas a mudança pode ser muito positiva.
Dê um tempo para si mesma durante o tratamento. Foque na cura. O que aparentemente é uma grande dificuldade pode tornar-se confortável e até mesmo agradável em algum momento no futuro. Não tenha pressa. O sexo e a intimidade acontecem aos poucos. Com tempo, carinho e amor, tudo volta a ser como era antes.
Sexo sem complicação
De modo geral, as relações sexuais não estão proibidas durante o tratamento (a não ser que esta seja uma prescrição médica, claro). Mas alguns cuidados são importantes!
- • Durante o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, deve-se evitar a gravidez, pois o feto pode ser agredido. Converse com seu médico para saber qual o melhor método contraceptivo.
- • Homens em tratamento também devem evitar ter filhos, portanto o uso de camisinha é essencial.
- • E por falar em camisinha, seu uso também será fundamental enquanto o paciente estiver com a imunidade baixa. É possível que algumas infecções sejam transmitidas na hora do sexo, e a pessoa em tratamento não pode se arriscar!
- • Mulheres em tratamento podem apresentar secura vaginal, provocando dores durante as relações sexuais. Para aliviar a falta de lubrificação, existem diversos hidratantes vaginais e lubrificantes naturais. Converse com o médico e veja qual o melhor para você. Testar diferentes posições também pode tornar o momento mais íntimo e agradável.
- • Como muito se fala por aí, as preliminares muitas vezes são consideradas até melhores que o ato sexual em si. Então abuse dos carinhos, faça uma boa massagem. Curta e se entregue neste momento a dois.
- • Não se preocupe tanto com o orgasmo. Essa pressão atrapalha o desempenho e prazer.