Tipos de câncer colorretal
- por Oncocentro Curitiba
O câncer colorretal é o tumor que surge no órgão chamado intestino grosso. As células que originam o câncer colorretal estão localizadas na parede interna do órgão. A doença é curável se for diagnosticada cedo, antes de se espalhar para outros órgãos.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal corresponde a 8% dos novos casos de câncer anualmente tanto em homens quanto em mulheres.
O processo de surgimento do câncer, habitualmente, demora anos para ocorrer, e é iniciado com hiperproliferação das células e formação de pólipos intestinais do tipo adenoma. Durante esse tempo, as células vão desenvolvendo cada vez mais mutações até que a doença é gerada. Veja a seguir quando os pólipos podem ser considerados benignos ou malignos:
Benigno - Células Saudáveis
Benigno - Hiperproliferação Celular
Benigno - Pólipo Adenomatoso sem atipias
Benigno - Pólipo Adenomatoso com atipias
Maligno - Adenocarcinoma
A importância de entender as particularidades do câncer de colorretal é que essa compreensão ajuda a preveni-lo. Isso pode ser feito através da colonoscopia de rastreio.
Confira mais informações importantes sobre os tipos de câncer colorretal.
Tipos de câncer colorretal
O tipo de câncer colorretal mais comum e que representa 95% dos tumores que afetam o intestino grosso é o Adenocarcinoma.
Outros tipos histológicos apesar de mais incomuns, também podem afetar o intestino grosso. São eles:
Tumor neuroendócrino
Originados de células neuroendócrinas localizadas no intestino grosso. Os tumores neuroendócrinos podem produzir hormônios, e quando isso acontece o paciente pode apresentar diversos sintomas relacionados a essa produção.
Linfomas
Originados nos linfócitos, isto é, nas células de defesa que se localizam no intestino grosso. Apesar de se localizar em um órgão sólido, é uma neoplasia hematológica, pois sua célula de origem é do sistema hematopoiético. O médico responsável pelo seu tratamento é o hematologista.
Tumor estromal gastrointestinal
Originam-se das Células de Cajal, que são as responsáveis pela regulação da peristalse do trato digestivo. Na maioria dos casos, possuem características moleculares que são usadas como alvo terapêutico.
Melanoma
São originados nos melanócitos localizados na mucosa intestinal. São tumores raros e representam menos de 1 % de todos os cânceres do intestino grosso. Os melanomas de mucosa possuem características clínicas e prognósticas diferentes dos melanomas originários da epiderme.
Leiomiossarcomas
Originados nas células de músculo liso que compõem o intestino grosso.