Tipos de câncer de ovário mais comuns

por Oncocentro Curitiba

Há alguns anos acreditava-se que os cânceres de ovário começavam apenas nos ovários, mas evidências recentes sugerem que muitos tipos podem começar nas células distais das trompas de falópio.

O câncer de ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, uma vez que a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado.

O câncer de ovário pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente mulheres acima de 40 anos, são tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem. O quadro clínico não é muito específico e pode se manifestar com dor abdominal difusa, constipação, aumento de volume do abdome e desconforto digestivo ou dispepsia.

O câncer de ovário não é precedido por uma lesão pré-maligna. No entanto, existe uma variedade de tumores malignos de ovário que são considerados de baixo potencial de malignidade (chamados de tumores borderline), por apresentarem comportamento mais indolente e crescerem mais devagar. Contudo, os tipos de câncer de ovário mais comuns são os que se originam nas células epiteliais:

- Cistadenocarcinoma seroso-papilífero

- Constitui cerca de 75% dos tumores invasivos.

- Carcinoma endometrioide

- Dos tumores epiteliais, é o segundo tipo mais frequente.

- Carcinoma mucinoso e carcinoma de células claras

Apresentam comportamento mais agressivo que os dois primeiros, maior risco de metástases e respostas mais desfavoráveis à quimioterapia, principalmente quando diagnosticados em fases avançadas.

Tumores não invasivos ou de baixo potencial de malignidade (borderline)

Entre os tumores não invasivos ou de baixo potencial de malignidade (borderline), os carcinomas serosos e os mucinosos são os mais frequentes. São tumores relativamente incomuns, que crescem lentamente e raramente dão origem a metástases. Tendem a acometer pacientes mais jovens e apresentam altos índices de cura.

Tumores raros

Tumores da célula da granulosa, de Sertoli-Leydig Esses tumores se originam nas células estromais produtoras de hormônios femininos e são altamente curáveis. Por se originarem em células que produzem hormônios femininos, eles são chamados de tumores do cordão sexual.

Tumores germinativos

Esses tumores, originados nas células germinativas que dão origem aos óvulos, representam menos que 3% a 5% de todos os tumores ovarianos e são altamente curáveis. Os tipos mais comuns são: teratoma imaturo (o teratoma maduro é um tumor benigno), disgerminoma, tumor do seio endodérmico e coriocarcinoma.

 

Faça seu pré-agendamento aqui