Tipos de nutrição para pacientes oncológicos

por Oncocentro Curitiba

O ideal, sempre que possível, é ingerir os alimentos por via oral. Porém, alguns pacientes não conseguem se alimentar devido a problemas com a própria doença ou com os efeitos colaterais de seus tratamentos.

Além do acompanhamento com nutricionista, também é indicado a terapia nutricional inclui bebidas supletivas e suporte enteral e parenteral. Os suplementos nutricionais ajudam os pacientes com câncer a obter os nutrientes necessários para se manterem saudáveis. Eles fornecem energia, proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Entretanto, não devem ser a única fonte de nutrição do paciente.

O paciente que não consegue ingerir a quantidade adequada de calorias e nutrientes por via oral pode ser alimentado por:

Via enteral: Na nutrição enteral os nutrientes são administrados por uma sonda inserida no estômago ou intestino.

Via parenteral: Na nutrição parenteral os nutrientes são infundidos na corrente sanguínea.

Os nutrientes são administrados em fórmulas líquidas que contém água, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

O suporte nutricional pode melhorar a qualidade de vida do paciente durante o tratamento, mas pode provocar problemas que devem ser levados em consideração antes de iniciar o tratamento. Discuta com seu médico os benefícios e riscos de cada tipo de suporte nutricional.

Nutrição enteral

A nutrição enteral consiste em administrar nutrientes ao paciente em forma líquida através de uma sonda inserida no estômago ou no intestino delgado. Os tipos de sondas de alimentação utilizados são:

Sonda nasogástrica: Esse tipo de sonda é inserida pelo nariz e pela garganta até o estômago ou intestino delgado. É usada quando a nutrição é necessária apenas por algumas semanas.

Sonda de gastrostomia ou jejunostomia: Esses tipos de sonda podem ser colocadas no estômago ou no intestino delgado através de uma abertura feita no exterior do abdome, gastrostomia e jejunostomia respectivamente. Elas são normalmente utilizadas para alimentação enteral de longo prazo ou para pacientes que não podem usar a sonda nasogástrica.

O tipo de fórmula para a nutrição que é utilizada se baseia nas necessidades específicas de cada paciente. Além disso, existem diferentes fórmulas para pacientes com condições especiais de saúde, como diabetes ou outras necessidades, como dietas religiosas ou culturais.

Nutrição parenteral

A nutrição parenteral é usada quando o paciente não pode receber alimentação por via oral ou por via enteral. A alimentação parenteral não usa o estômago ou os intestinos para digerir os alimentos. Os nutrientes são administrados diretamente no sangue, através de um cateter inserido em uma veia. Esses nutrientes incluem proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Cateter venoso central: O cateter de acesso venoso central é colocado sob a pele em uma veia de grosso calibre na parte superior do tórax. Este tipo de cateter é usado para alimentação parenteral de longo prazo. É usado para fornecer líquidos intravenosos, transfusões de sangue, tratamento quimioterápico ou de outros medicamentos. O cateter também é usado para coletar amostras de sangue. Ele pode permanecer no local por semanas ou meses.

Cateter venoso periférico: Este tipo de cateter é geralmente usado para alimentação parenteral de curto prazo em pacientes que não tem cateter de acesso venoso central. Normalmente é inserido na parte anterior do braço ou na parte posterior da mão. É usado para aportar líquidos intravenosos, transfusões de sangue, drogas quimioterápicas e outros medicamentos.

 

Faça seu pré-agendamento aqui