Tipos de tumores renais benignos
- por Oncocentro Curitiba
As pessoas costumam sentir-se aliviadas quando descobrem que o tumor encontrado em seu organismo é benigno.
De fato, eles são menos agressivos e, na maioria dos casos não merecem preocupação. Em geral, tanto os tumores renais benignos quanto os malignos são assintomáticos no estágio inicial e são diagnosticados em virtude de exames realizados por outros motivos. Nos casos descobertos devido à presença de sintomas, como sangue na urina, dores abdominais ou emagrecimento acentuado, a doença tem uma chance significativa de encontrar-se em estágio mais avançado.
Veja a seguir os principais tipos de tumores renais benignos.
- Adenoma renal: Um dos tumores renais mais comuns. Costuma ser pequeno e se desenvolver lentamente. Geralmente, é identificado quando o paciente realiza exames de imagem solicitados para a definição do diagnóstico de outras doenças. Raramente, o adenoma se transforma em um carcinoma de células renais (tumor maligno).
- Oncocitoma: Nem sempre é fácil diferenciar um tumor renal benigno de um maligno apenas baseando-se em exames de imagem (como ultrassonografia e tomografia). O oncocitoma, apesar de benigno, por vezes é descoberto após procedimento cirúrgico, tendo em vista sua semelhança com casos de tumores malignos.
- Angiomiolipomas: Também são tumores renais benignos, composto por diversos tipos de tecidos diferentes (tecido conjuntivo, vasos sanguíneos, músculos e gordura). Esse tipo de tumor, em sua maioria, merece tratamento conservador. É necessário atenção e tratamento intervencionista quando atingem volumes exacerbados (geralmente maiores que sete centímetros de diâmetro), o que felizmente é muito incomum.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui