Uma boa alimentação excelentes resultados principalmente no verão

por Oncocentro Curitiba

Será que existe um cardápio ideal para o verão? A estação mais quente do ano reinará até 20 de março e as altas temperaturas, calor, aumento da transpiração e do suor significam perda de líquidos e minerais.

Muitas vezes, cansaço, desânimo, dificuldade para dormir e também para se alimentar são características que marcam esta temporada.

Para curtir esta estação sem problemas, veja a seguir o que é importante estar no prato nas refeições do dia a dia, na hora do lanche e do lazer, para que todos fiquem mais leves, se refresquem, estejam saciados e aproveitem o que esses dias têm de melhor sem peso no estômago, aumento da barriga ou trabalho extra para o intestino.

Alimentação saudável e nutritiva deve fazer parte da vida ao longo dos anos e em todas as estações, claro. Mas o verão tem suas particularidades e informação nunca é demais, ainda mais se o foco for o bem-estar e cuidado com a saúde.

Comer adequadamente e consumir nutrientes que têm papel fundamental para o bom funcionamento e equilíbrio do organismo, do corpo, do físico, dos hormônios e da mente. Ou seja, o que se come revela muito sobre você.

É preciso se preocupar com a alimentação não só no verão, mas na estação mais quente é bom priorizar alimentos leves, de fácil digestão e mais refrescantes, como melancia e peixe, além de verduras, frutas e folhosos. E caprichar também na hidratação.

No verão, normalmente, tem menos fome. Assim, nos alimentamos para ter saúde, para o corpo funcionar adequadamente, de acordo com as necessidades nutricionais, e para ter disposição. Comer o que é mais gostoso nem sempre é o melhor.

Em 2019, já praticava atividade física, mas não levava tão a sério. Nessa época, pediu indicação de uma nutricionista a uma amiga. Com ajuda e orientação, mudou totalmente seus conceitos alimentares, estilo de vida e bem-estar. No início foi difícil e os resultados demoraram a aparecer.

Alimentos mais leves, como frutas, verduras, legumes, queijo branco, ovos cozidos e muita hidratação, com consumo de água e chás gelados, são indicados para o verão.

O ideal, é consumir pelo menos 35ml por/kg de peso de água, diariamente, ou seja, uma pessoa de 60kg precisa beber, por dia, pelo menos 2,1 litros de água por dia. Essa é a recomendação mínima de consumo de água.

A hidratação é a grande preocupação desta estação e todos têm de ficar atentos. A indisposição e a fadiga tendem a aumentar nos dias de calor.

Nos dias quentes, é comum que o corpo perca mais água para manter a temperatura corporal e com isso o risco de desidratação aumenta. Desidratados, ficamos mais indispostos física e mentalmente e produzimos menos enzimas digestivas, o que acaba dificultando e comprometendo a digestão. Nos dias de calor intenso, é comum termos maior aversão a alimentos mais quentes e gordurosos.

Sintomas que indicam má hidratação, além da sede: boca e pele secas, fadiga, sonolência, dor de cabeça, câimbras, tonturas, confusão mental.

O corpo humano é homeotérmico, ou seja, tem a característica de manter a temperatura estável, geralmente regulada em torno de 36 graus Celsius.

Em períodos de clima mais quente, o organismo aciona alguns mecanismos regulatórios, como a produção de suor, a dilatação dos vasos sanguíneos e a redução no ritmo metabólico, e isso pode levar à desidratação e à queda na pressão arterial em algumas situações.

Confira a seguir duas receitinhas para você se refrescar neste verão.

Suco verde refrescante e digestivo

Ingredientes

- 250ml de água de coco

- 1 fatia grossa de abacaxi

- 1 maçã vermelha pequena

- 1 folha de couve manteiga

- 6 folhas de hortelã

- 1/2 limão espremido

- 1 lasca pequena (2cm) de gengibre fresco

Modo de preparo:

Bater no liquidificador, coar e beber.

Sorvete de banana e cacau

Ingredientes

- 2 bananas congeladas em rodelas,

- 1 colher de sobremesa de cacau em pó (100% cacau),

- 2 colheres de sopa de água (ou o suficiente para bater a mistura no liquidificador),

- 1 colher de sobremesa de leite de coco em pó (pode substituir pelo leite de vaca em pó),

- 1 colher de chá cheia de mel ou de açúcar mascavo,

- 1 colher de chá de cacau,

- 1 colher de sobremesa de amêndoas laminadas ou castanhas-de-caju trituradas.

Modo de preparo:

Bata a banana, água, leite em pó, o cacau em pó e o mel no liquidificador. Sirva com o cacau e as amêndoas ou castanha-de-caju. Se necessário, acrescente um pouco mais de água para bater. Consumir imediatamente ou guardar no congelador.

 

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui