Vai tirar folga no feriado de Carnaval?

por Oncocentro Curitiba

Chegou o mês do Carnaval, mas a covid-19 nos afastou da folia. Ainda assim, saiba que é possível aproveitar o feriado em 2021 mantendo a segurança.

O feriado, na verdade, deve ser bem mais modesto neste ano. Houve suspensão Brasil afora e as datas previstas para as festas estão indefinidas. Ainda há discussão sobre os pontos facultativos da semana do Carnaval de 2021 — entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Além disso, as maiores cidades e capitais cancelaram oficialmente blocos e desfiles. Muitos locais já suspenderam os pontos facultativos e devem tratar o período como uma semana normal, no intuito de evitar viagens e aglomerações.

Nem tudo está perdido

Mas não é preciso bancar o pierrô e partir direto para a Quarta-feira de Cinzas. Se você é uma das pessoas que poderá folgar nos dias reservados para o Carnaval, não fique triste por não haver toda aquela diversão.

Além de inúmeras “lives” que acontecerão em fevereiro, veja algumas dicas para sair de casa com segurança, se esse for seu objetivo.

É claro que máscara facial, higiene das mãos e distanciamento social são imprescindíveis. Se, ainda assim, você for viajar, lembre-se:

– Informe-se com antecedência sobre os destinos dentro do País, já que muitos locais estarão fechados e há diferenças de clima e hábitos alimentares e culturais. Saiba como está a situação da covid-19 e de outras doenças, além da necessidade de vacinas ou outras providências;

– Planeje as atividades de interesse tomando medidas preventivas de saúde, dependendo do destino;

– Evite viajar doente. Procure seu médico bem antes da viagem para informar seu roteiro. Peça orientações sobre cuidados para proteção contra doenças e lesões. Se você sentir alteração em seu estado de saúde na viagem, avise tripulantes e acompanhantes;

– Peça, também, orientação sobre quais medicamentos e em que quantidade levar. Pode haver dificuldade de encontrar os remédios que você utiliza habitualmente;

– Cuide da alimentação e evite alimentos gordurosos antes de pegar a estrada;

– Se possível, mantenha seus documentos em inglês e em português, com informações de contatos pessoais, tipo sanguíneo e sinalizações de alergias, diabetes ou outras doenças;

– Siga as regras exigidas pelas companhias aéreas para o deslocamento e o transporte de objetos e líquidos. Saiba, por exemplo, que há regras para levar o álcool em gel com você;

– Gestantes geralmente seguem regras específicas. Elas devem consultar o médico antes da viagem, pois estarão sujeitas a vários riscos.

Apesar das dicas acima, o ideal é que você priorize seu equilíbrio, sua saúde e seu bem-estar e estude a real necessidade de viajar ou de se desgastar no Carnaval. Será que o momento não é, justamente, de fazer um balanço interno e recarregar as energias? Pense nisso!

 

Faça seu pré-agendamento aqui