Vamos cuidar para a imunidade não baixar?

por Oncocentro Curitiba

A imunidade baixa pode ser percebida quando o organismo dá alguns sinais, indicando que as defesas do organismo estão baixas e que o sistema imunológico não está sendo capaz de combater os agentes infecciosos, como vírus e bactérias, o que pode fazer com que a pessoa fique doente com mais frequência e apresente sintomas, como calafrios frequentes, febre e infecções recorrentes.

O sistema imunológico corresponde a um conjunto de órgãos, tecidos e células que agem em conjunto com o objetivo de combater agentes invasores e, assim, evitar o desenvolvimento de doenças.

Sinais e sintomas de imunidade baixa

Quando a defesa do organismo está baixa, podem surgir alguns sinais e sintomas, sendo os principais:

- Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;

- Doenças simples, mas que demoram a passar ou que agravam facilmente, como gripe;

- Febre frequente e calafrios;

- Olhos frequentemente secos;

- Cansaço excessivo;

- Náuseas e vômitos;

- Diarreia por mais de 2 semanas;

- Manchas vermelhas ou brancas na pele;

- Queda acentuada de cabelo;

Por isso, ao perceber qualquer um desses sintomas, é importante adotar medidas que ajudem a fortalecer a imunidade, como ter uma alimentação saudável, por exemplo, já que alguns alimentos são capazes de fortalecer e estimular as células de defesa do corpo.

O que pode enfraquecer o sistema imune

A diminuição da atividade do sistema imunológico pode acontecer devido a diversas situações, incluindo situações de estresse e ansiedade, por exemplo. Além disso, algumas doenças crônicas, como AIDS, lúpus, câncer e diabetes também podem diminuir a atividade do sistema imune e favorecer o aparecimento de outras doenças.

O uso de medicamentos imunossupressores, corticoides ou antibióticos também são capazes de enfraquecer o sistema imunológico, sendo importante comunicar ao médico os sintomas que apresenta para que possa ser indicada a suspensão ou troca do medicamento para evitar o comprometimento do funcionamento das células de defesa do organismo.

Além de doenças, fatores imunológicos e uso de medicamentos, o funcionamento do sistema de defesa do corpo também pode ser comprometido devido a hábitos de vida, como falta de atividade física, alcoolismo, tabagismo e alimentação pouco saudável.

Como melhorar a imunidade

Para melhorar a imunidade é importante que a pessoa mude os hábitos de vida, incluindo a atividade física no dia a dia e melhorando os hábitos alimentares, dando preferência a alimentos que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, como castanha do Pará, peixe, cenoura e espinafre, por exemplo.

Além disso, no caso do sintoma de imunidade baixa serem frequentes ou no caso da pessoa ter doenças ou fatores de risco que enfraqueçam o sistema de defesa do organismo, é importante ir ao médico para que possa ser indicado o tratamento da causa da diminuição da atividade do sistema imunológico, além de ser recomendada a realização de exames de sangue para que seja possível avaliar as células de defesa. Em alguns casos, o médico também pode indicar o uso de remédios caseiros.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui